15 de fev. de 2016

Minha jornada minimalista - 1

     


     Comecei a me interessar pelo estilo de vida minimalista ano passado quando buscava alternativas para diminuir a minha ansiedade. Aliás, muitas mudanças boas na minha vida aconteceram porque eu decidi que não aguentava mais ser tão ansiosa.
     Eu percebi, enquanto lia posts e via videos sobre o assunto, que eu não me sentia bem em ambientes muito cheio de coisas; que se eu comprava algo e não usava, ficava agoniada; que quanto mais eu pensava em coisas que tinha que comprar e não podia, mais triste eu ficava.
     Então eu comecei a reduzir. E nisso eu descobri que era uma acumuladora de lembranças. Qualquer coisa que minimamente poderia lembrar algum momento da minha vida (seja ele bom ou ruim) era guardado.

     Eu joguei fora muitos papéis, provas da escola, revistas, cadernos, diários (em que havia mais coisas ruins escritas do que boas), doei roupas, calçados e cosméticos que não queria mais porque nessa época ja estava transitando para o veganismo e não queria mais saber de cosmeticos que testam em animais ou que contém coisas de origem animal.
     Num belo dia, vi um vídeo no YouTube falando sobre o documentário "The True Cost", corri para a Netflix e assisti de uma vez só. Quando terminei estava chocada com uma realidade que eu não tinha ideia que existia e também estava decidida a nunca mais comprar de fast fashion.
     No começo era difícil mas eu voltava aos eixos me lembrando de que o mais importante era eu ter a consciência limpa de que eu não estava pagando pelo trabalho escravo de ninguém.
     Nisso conheci o armário cápsula, e através do grupo no facebook sobre o assunto, conheci também o livro da Marie Kondo. 
     Foi amor a primeira leitura. Eu mostrei o livro pra todo mundo, minha vontade é que todos fizessem a técnica. Pra quem não sabe, o livro se chama "A Mágica da Arrumação" e ensina a arrumar a casa e a mantê- la organizada. Só que ele é muito mais do que isso. Ele nos mostra que o importante é estar rodeado de coisas que nos trazem alegria, independente da quantidade.

     Depois de usar a tecnica no meu quarto, que não teve um impacto tão grande assim porque eu ja tinha feito um descarte significativo meses antes, eu passei pras redes sociais. Fiz uma limpa lindíssima, exclui pessoas que não me traziam alegria, que aliás só estava la por estar. Pessoas que estudavam comigo e que por algum motivo eu pensava que deveria tê-las no facebook.
     A mudança me fez um bem enorme. Agora me sinto rodeada de pessoas legais e de noticias boas. 
     Minha jordada minimalista não termina por aqui, pretendo fazer mais posts contando as mudanças que estão acontecendo em minha vida graças a minha escolha de ter uma vida mais simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Hallana Briony - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Beauty Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo